sábado, 12 de janeiro de 2008


26 DE JANEIRO UM DIA DE MOBILIZAÇÃO EM TODO O PLANETA


ATIVISTAS SE MOBILIZAM NO PONTAL PARA O J-26


Pontal do Paranapanema – Entre os dias 21 e 26 de janeiro, milhares de pessoas ao redor do planeta estarão mobilizadas em marchas e protestos, promovendo discussões em vilas, zonas rurais e centros urbanos. As ações descentralizadas e auto-organizadas culminarão no Dia de Ação Global, evento programado para o dia 26 de janeiro, data escolhida para repudiar as formas de dominação capitalista e ao Fórum Econômico de Davos, que estará sendo realizado paralelamente na Suíça.

Para os ativistas anti-capitalistas, o evento de Davos “reúne economistas e especialistas com ideologias e técnicas que produzem violência, exclusão, pobreza, fome e catástrofes ecológicas, esgotando os recursos naturais da Terra”.
Na mesma semana, dezenas de ativistas do Pontal do Paranapanema prometem realizar atividades político-cultural, tendo seu ápice com a realização de uma GIG de Protesto. GIG é um tradicional evento contra-cultural que envolve bandas, exposição de fanzines libertários, expressões artísticas, musicas de protesto, entre outras. A atividades do “J-26” estão sendo organizadas pela Liga Libertaria.

Segundo Teodoro Marceliano, 18 anos, ativista de mídia radical, a idéia é mostrar repudio ao capitalismo com criatividade na expressão de idéias. “Durante os atos, estaremos registrando os eventos com fotos e gravações áudio-visuais. Posteriormente publicaremos na internet em sites voltados à mídia alternativa”. De acordo com Nascimento, a principal ferramenta para articulação das ações está sendo por meio do endereço http://www.forumsocialmundial.org.br/, onde participam centenas de grupos anti-capitalistas do Brasil e de vários outros paises.
Além da região do Pontal, a Liga Libertaria pretende estender as manifestações para a região de Assis, município localizado a 400 km da capital paulista.

“Na cidade Presidente Prudente pretendemos reunir 200 pessoas no ‘J-26’. Entre os protestos, nos solidarizaremos com os companheiros italianos ativistas anti-G8, recentemente condenados a penas que somadas chegam a 102 anos de prisão, por protestarem no encontro de Genova, há cinco anos”, informa Éderson Pereira Custodio, membro da Liga Libertaria no Pontal.

“Convocamos todos aqueles que almejam uma sociedade mais humana, igualitária e libertaria para se unirem a nosso movimento e mostrar que o Pontal do Paranapanema está presente e atuante na agenda mundial”, comenta Custodio. “Se não fizermos nada agora, não restará futuro para nossos filhos e netos. O planeta chegou a um colapso econômico, social e ambiental”, completa.

Para os ativistas da Liga Libertaria, o Dia de Ação Global em repudio ao Fórum de Davos demonstra a insatisfação dos povos as políticas dos governos e das grandes corporações multinacionais. “Hoje continuamos a usar nossa voz e vez para fazer frente às lideranças políticas nacionais e internacionais objetivando a manutenção de nossos direitos, mas com outra metodologia, usando os meios disponíveis no século XXI, como a internet, que, se usada dentro da função revolucionaria, integra os povos e os possibilita articular movimentos globais como o J-26 em questão de dias. “Este é o verdadeiro espírito revolucionário do terceiro milênio”.


Local: Rua David Cerqueira Leite, 350, Jardim Eldorado
Em Frente ao salão do RDS em Frente a APAE
Horário: a partir das 16:00hs

O que levar? SUA CRIATIVIDADE, INDIGNAÇÃO, REVOLTA E VONTADE DE VENCER

Nenhum comentário: