terça-feira, 26 de agosto de 2008


Protestos na convenção democrata dos Estados Unidos


[A convenção do Partido Democrata começou nesta segunda-feira, 25, no Pepsi Center, em Denver, Colorado. Os protestos também. Mais de dois mil ativistas antiguerra marcharam pelo centro de Denver para protestar contra a ocupação e as guerras no Iraque, Afeganistão, Palestina e outras ocupações por todo o mundo. Ato pela liberdade dos presos políticos estadunidenses. Anarquistas e anti-autoritários Reclamaram as Ruas. A repressão também já deu a sua cara, com violência e incidentes durante as manifestações. O FBI já deteve alguns ativistas. As manifestações continuam durante toda a semana.]
Os manifestantes desde Nova Iorque a São Francisco realizaram ações em duas manifestações, Funk the War e Reclaim the Streets, com bastante êxito. Depois de caminhar ao longo das ruas numa manifestação em ziguezague não legalizada, os anarquistas e anti-autoritários revitalizaram a sensação de orgulho e de possibilidade de protestar nas ruas.
A manifestação durou cerca de duas horas e meia. Os manifestantes e a polícia tiveram algumas colisões. Quando a polícia pediu para a manifestação ser dissolvida, os ativistas faziam. Logo, voltavam outra vez a ocupar o espaço público, e assim foi várias vezes.
Aproximadamente 20 manifestantes foram cercados pela polícia e escaparam para um parque garagem com vários andares, subindo, e desde o telhado encorajaram à multidão que ficou abaixo.
Os típicos lemas de Whose Streets Our Streets (Quais ruas?, nossas ruas!) ganhou um real significado para os manifestantes, quando exigiam o parque garagem, as ruas e a possibilidade de chegar a um público cansado da guerra e de transmitir uma mensagem de alegria e liberação.
Alguns relatórios indicam que a polícia agiu violentamente, atirando alguma classe de arma à multidão e deteve um jovem manifestante. A polícia empregou cavalos para atacar os manifestantes.
Apesar da violência policial, os manifestantes ilegais tiveram a vitória nas ruas e demonstraram que as explosões públicas de liberdade são ainda possíveis.

Mais infos: www.dncdisruption08
Fotos: http://www.indybay.org/newsitems/2008/08/24/18529552.php e
http://www.indybay.org/newsitems/2008/08/25/18529696.php
agência de notícias anarquistas-ana
Noite estrelada
O céu – brilhando – se abaixa
Silenciosamente
Eunice Arruda

Nenhum comentário: