quinta-feira, 4 de setembro de 2008

[Alemanha] A existência da ocupação Liebig34 está ameaçada novamente!


[Maldito capitalista, especulador imobiliário, quer desocupar um espaço autônomo e feminista em Berlim. Feministas, queers, squatters e outros mais já deram o recado: "Tirem suas mãos de nossos projetos autônomos!"]
Liebig34 é uma casa feminista e separatista. Embora estejamos pagando aluguel, somos a favor de ocupações e vivemos juntas como um coletivo autônomo.
Somos opostas a qualquer tipo de hierarquia e estamos dando o melhor de nós para eliminar as hierarquias ainda existentes em nossas vidas diárias.
Como projeto só de mulheres/lésbicas/trans, constituímos um espaço e refúgio longe do patriarcado, do sexismo e do heterossexismo. Não queremos viver em um mundo em que cada um de nossos passos é determinado e monitorado por meia dúzia de machos brancos.
Em um ambiente separatista, pode-se sanar as deficiências causadas por uma educação sexista. Nesse ambiente, ocorre com mais freqüência a solidariedade entre as pessoas do grupo, que depois levam esse sentimento para outros setores de suas vidas.
Liebig34 Ficará Onde Está!
O projeto da casa Liebig34 em Friedrichshain, Berlim, é um dos últimos coletivos autônomos e separatistas para mulheres, lésbicas e transgênero na Europa.
O infoshop político "Daneben" (www.daneben.info), assim como o bar-coletivo "XB-Liebig" (www.XB-bleibt.blogsport.com), ambos espaços não-comerciais e auto-organizados, estão localizados no mesmo prédio.
Invadida em 1991 e depois legalizada, a casa ainda se afirma como local autônomo e radical, ativo na cena underground.
Liebig34 existe há 17 anos. A casa é conhecida internacionalmente, sendo um importante ponto de encontro para a cena feminista-emancipatória de Berlim.
Os moradores da Liebig34 tentam viver livres do sexismo, do patriarcado, do racismo e de todas as outras formas de hierarquia. Isso não significa uma negação do fato de que todos nós fomos criados em uma sociedade normativa e capitalista, que condicionou nossa maneira de se comportar e pensar, mas acelerar a desconstrução de padrões e papéis estabelecidos.
No momento, 25 pessoas vivem na L34. Essa diversidade faz com que o processo de tomada de decisões e consenso seja uma presença constante no dia a dia, o que nem sempre é fácil, mas crucial para a vida coletiva.
Liebig34 é um local em que apóiamos uns aos outros, na luta ofensiva contra a alienação onipresente e multifacetada e os processos de normalização do sistema capitalista.
Ser feminista significa, para nós, levar a sério a opressão diária que é imposta não somente às mulheres, mas também a outros grupos e minorias sujeitos à discriminação e ao preconceito pelo sistema heteronormativo.
Consideramos nosso espaço um abrigo contra a hierarquia, o preconceito e a opressão.
Assim como muitos outros espaços livres em Berlim, a existência da Liebig34 está ameaçada novamente!
Gjora Padovicz está tentando comprar o 6º e último andar da casa. Precisamos impedi-lo, para evitar que os habitantes da casa sejam despejados, bem como evitar a extinção de mais um espaço livre. Gjora Padovicz é um executivo "de sucesso" e especulador imobiliário, cujo único interesse é gerar lucros.
Sua atividade consiste em comprar prédios velhos e transformá-los em apartamentos novos e rentáveis.
Ele gosta de se autodenominar "colecionador" de casas autônomas e é conhecido por, dessa maneira, destruir infra-estruturas e redes (por exemplo Kreuziger12 e Scharni29).
Por enquanto, só há queixas contra o trabalho de G. Padovicz e de sua empresa, a "Factor", por parte de coletivos e também de outros moradores que habitam as casas antigas que ele compra. Ele é amplamente conhecido por nunca manter sua palavra.
Esta luta não está limitada à cena underground, mas reflete um complexo processo de gentrificação, que afeta especialmente as pessoas de baixa renda. As pessoas são forçadas a deixar a vizinhança, sendo levadas aos limites das cidades para que consigam pagar seus aluguéis..
Espaços livres onde as pessoas possam viver independentemente de quanto dinheiro elas tenham estão se tornando cada vez mais raros. As casas autônomas são uma das últimas alternativas ao modelo de vida imposto em Berlim.
A expulsão de nossa casa significaria a extinção de um importante ponto de encontro para o movimento não comercial autônomo/de esquerda. A luta não é pela casa em si, mas também pelo coletivo XB-Liebig e pelo infoshop Daneben.
Por isso é tão importante lutar determinadamente contra a erradicação sistemática dos espaços autônomos.
Estamos desenvolvendo maneiras e estratégias para pressionar politicamente G. Padovicz e sua empresa, e estamos determinada/os a fazê-lo desistir do negócio qualquer preço.
Um dos objetivos mais urgentes é comprar o 6º andar do prédio em um leilão que irá acontecer em breve. Para tanto, precisamos de 40.000 euros e o máximo de apoio e solidariedade possíveis.
Pedimos que todos os grupos e indivíduos nos ajudem com quaisquer ações de apoio (festas em solidariedade, passeatas, doações).
Não vamos deixar que a possibilidade de escolher como vamos viver nossas vidas seja tirada de nós!
Tirem suas mãos de nossos projetos autônomos!!!
Solidariedade às ocupações em todo o mundo!
Nós ficaremos!
Feministas, queers e squatters, uni-vos!
Esmague o capitalismo e o sexismo!
E-mail: liebig34@no-log.org
Doações: Spenden Konto Raduga E.V. - KONTO-Nr 4005651900 // BLZ 43060967 //
Tradução > Danielle Sales


agência de notícias anarquistas-ana
no lagoum patotoma banho de chuveiro Rogério Martins

Nenhum comentário: