terça-feira, 2 de setembro de 2008


Passeata em Barcelona pede liberdade para Amadeu


Diversas pessoas participaram hoje, 30 de agosto, em Barcelona, de uma manifestação pela liberdade, apoio e solidariedade com o preso anarquista Amadeu Casellas, em greve de fome há mais de 70 dias.
O protesto partiu da Praça Universitária e percorreu várias ruas centrais de Barcelona, sempre num ambiente combativo e aos gritos de “liberdade já para Amadeu” e “contra as prisões”. Diversas pichações em locais comerciais e bancários foram realizadas. O/as protestantes carregavam cartazes e faixas. O ato foi encerrado em frente da Prefeitura de Barcelona e da Generalitat de Catalunha. Apesar do forte esquema de segurança durante toda a ação, com os agentes anti-distúrbios, nenhum incidente grave foi registrado.
Um comunicado de Amadeu foi lido várias vezes na marcha, e dizia que ele vai seguir lutando até conseguir sua liberdade definitiva. Ele também agradeceu o apoio que vem recebendo desde dentro da Espanha como do estrangeiro.
Na carta escrita por Amadeu dentro do módulo penitenciário do hospital de Terrassa, indicava que sua luta é a luta de outros muito/as preso/as que se encontram na mesma situação que a dele, e que ele fazia tudo para denunciar as condições em que estão milhares de preso/as na Catalunha e no resto do país. Denunciava que as prisões estão cheias de gente pobre, que vêm de bairros marginalizados, enquanto que o/as rico/as entram nas prisões em raras ocasiões e, quando isso acontece, ele/as a abandonam rapidamente.
Amadeu Casellas já cumpriu 22 anos de condenação por lutar contra o Estado (expropriando bancos nos anos 70 e 80 para financiar as lutas obreiras), sendo que 20 anos é o tempo máximo na prisão permitido pela lei espanhola.
Nos últimos dias outras manifestações foram realizadas em diversos pontos da Espanha, e em outras cidades do mundo impondo pressão às autoridades espanholas. É Liberdade ou Liberdade para o companheiro Amadeu! A luta continua...
Mais informações e reportagem fotográfica da manifestação deste sábado: http://www.lahaine.org/index.php?p=32525

agência de notícias anarquistas-ana
chuva finao boi sobre o camposobre o boi o pássaro João Angelo Salvadori

Nenhum comentário: