terça-feira, 2 de setembro de 2008


[EUA] Livro que fala de anarquismo e homossexualidade é destaque em novo espaço libertário na Califórnia

“Alexander Berkman Social Clube”. Esse é o nome de um recém inaugurado espaço anarquista na cidade de São Francisco, na Califórnia. A festa de abertura foi um tremendo êxito de público. Assim como uma das primeiras atividades no local, a conversa sobre “Anarquismo e Sexualidade”, que contou com a presença do anarquista Terence Kissack, que falou a respeito de seu novo livro: “Camaradas Livres: O Anarquismo e Homossexualidade nos Estados Unidos, 1895-1917” (AKPress, 2008). Essa trata-se de uma obra muito bem comentada pelos críticos literários estadunidense. Nesse mesmo dia, Jessica Moran, também fez uma apresentação abordando o anarquismo e o amor livre nos Estados Unidos no último século; e Joey Cain, outro convidado da noite, discorreu sobre Edward Carpenter, que foi, indiscutivelmente, um dos pioneiros do movimento GLBT moderno.
Um pouco sobre o livro de Kissack
Através da investigação de registros públicos, jornais e livros publicados entre 1895 e 1917, Terence Kissack expande o alcance da história das políticas GLTB nos Estado Unidos. O anarquista Kissack examina escritos – tais como os de Emma Goldman, Benjamin Tucker e Alexander Berkman – defendendo o direito de indivíduos a buscarem relações do mesmo sexo, freqüentemente desafiando as crenças conservadoras de seus companheiros anarquistas bem como de outras pessoas que estão fora do movimento – polícia, clero e autoridades médicas – que condenam as pessoas GLTB.
Em seu livro, Kissack examina o processo e a prisão de Oscar Wilde, a vida e o trabalho de Walt Whitman, periódicos tais como a Liberdade, de Benjamin Tucker e o O/as Camaradas Livres, de Leonard Abbott. Examina também o ostensivo tratamento de relações homossexuais em Memórias da Prisão de Um Anarquista, de Alexander Berkman.
Por defender o direito de entrar em uma associação do mesmo sexo, livre de restrições governamentais e sociais, o/as anarquistas proclamaram um desafio para a sociedade que ainda hoje não é conhecido.
Terence Kissack é um antigo Diretor Executivo da Sociedade Histórica Gay, Lesbiana, Bissexual e Transgênera de São Francisco, e atualmente ajuda à junta dessa organização. Seus escritos têm aparecido na Revista de História Radical e no Jornal da História da Sexualidade.
Para adquirir o livro: www.akpress.org
Para se manter informado sobre as atividades do ASBC, ver fotos, baixar gravações de áudio dos primeiros acontecimentos, acesse: www.alexanderberkmansocialclub.blogspot.com
Tradução > Marcelo Yokoi

agência de notícias anarquistas-ana
Ao sol da manhã,Imóvel como se dormisse,A coruja no fio. Paulo Franchetti

Nenhum comentário: